quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?


Ato de pensar na Filosofia da Educação é elaborar maneiras de organização das áreas do conhecimento da educação, dessa forma construindo novas formas de agir, a maioria das vezes com intenções buscando um olhar apurado sobre a aprendizagem.
Cada povo tem um processo de educação pelo qual transmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituição como a escola. No entanto, sempre o homem reflete especificamente e de maneira rigorosa sobre o ato de educar, muitas vezes a educação é dada de maneira espontânea a partir do senso comum de geração para geração. (ARANHA 1996, p.108)

Não há como fugir à filosofia no campo da educação. Ela se relaciona intimamente com a função nem sempre levada a sério e, não obstante, fundamental, de avaliar. De fato, a avaliação resume, de certo modo, ou acompanha, como um vetor ou como um eixo orientador, todo o processo educacional. Ela se faz presente no início do processo, ao estabelecermos as metas; no seu decurso, quando traçamos e executamos as estratégias; no final, quando julgamos o que e quanto foi cumprido. Ora, avaliar é emitir juízos de valor e estes implicam sempre, queiramos ou não, consciente ou inconscientemente uma posição filosófica, uma filosofia. Segunda Aranha (1996, p. 108). “Tendo sempre presente o questionamento sobre o que é a educação, a filosofia não permite que a pedagogia se torne dogmática nem que a educação se transforme em adestramento ou qualquer outro tipo de pseudo- educação.”
 O que se conhece normalmente pelo nome de filosofia da educação não o é propriamente, mas identifica-se, ora com a "filosofia de vida", ora com a "ideologia". Acredita-se, porém, que a filosofia da educação só será mesmo indispensável para a formação do educador; se ela for encarada, tal propondo, como uma reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.
Pode-se, por fim responder à pergunta colocada no início, o que leva o educador a filosofar é os problemas que ele encontra ao realizar a tarefa educativa: formal, não formal e informal. É nesse sentido que a educação visa o homem, é conveniente começar por uma reflexão sobre a realidade humana, procurando descobrir quais os aspectos que ele comporta, quais as suas exigências referindo-as sempre à situação existencial concreta do homem. Assim, a tarefa da Filosofia da Educação será oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade e encaminhando a solução de questões tais como: o conflito entre "filosofia de vida" e "ideologia" na atividade do educador; a necessidade da opção ideológica e suas implicações; o caráter parcial, fragmentário e superável das ideologias e o conflito entre diferentes ideologias; a possibilidade, legitimidade, valor e limites da educação.
Enfim encarada, a filosofia da educação não terá como função fixar "a priori" princípios e objetivos para a educação; também não se reduzirá a uma teoria geral da educação enquanto sistematização dos seus resultados. Sua função será acompanhar reflexiva e criticamente a atividade educacional de modo a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a tarefa e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.


Referência:

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da Educação, 2ª edição. Editora Moderna, São Paulo 1996. 








2 comentários:

  1. A relação da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em busca daarete[1] humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.
    A busca pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa[2] enxergando a luz da verdadeira realidade.
    Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.
    Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
    Percebemos no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.
    Na modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant), romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).
    Na contemporaneidade temos diversos desafios e temas sendo refletidos como: as questões do sujeito, da liberdade, da autonomia e da dignidade em relação aos desafios da ciência e da tecnologia, temos ainda outras demandas sendo refletidas na filosofia da educação como as questões da responsabilidade, da justiça, da solidariedade, do individualismo em relação aos processos de globalização, as questões do outro, da tolerância e do interculturalismo, bem como a relação da Ética, política, ciência e religião no processo educativo.
    Segundo Luckesi a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos.Em suma a Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
    Bibliografia: google.com.br. http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=263

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  2. A filosofia e a educação mantém uma estreita relação. A organização da educação, tanto no aspecto didático, quanto no que diz respeito á questões administrativas, possuem questionamentos que surgem através do espírito filosófico daqueles que esperam que a educação seja melhor a cada dia. A necessidade de mudanças, de melhorias de atitudes inovadoras e que tragam um retorno positivo para a educação são aspectos que devem ser temas de reflexão. Esta filosofia não somente terá um aspecto normativo, porém de reflexão e de propostas de mudanças constantes que levam ao crescimento educacional e evolução social.

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