quarta-feira, 9 de maio de 2012

Explique em que consiste a Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates


Segundo Wikipedia o dicionario eletrônico: A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complexas. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz. A auto reflexão, expressa no nosce te ipsum - "conhece-te a ti mesmo" - põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude. A Maiêutica, criada por Sócrates no século IV a.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era parteira. Sócrates esclarece isso no famoso diálogo Teeteto.
O ser humano só existe por causa das ideias. Essas ideias movimentam a sociedade e faz com ela se movimenta no espaço. Mas próprias ideias pode ter o contraditório, ou seja, gera o conflito. Isto é nem todo o conhecimento produzido é verdadeiro e pode ser questionado. Bom exemplo disso o Planeta Terra é quadrado ou redondo. Essa ideia era discutida na Idade Média, quando Galileu Galilei afirmou que a Terra era redonda, mas foi obrigado a renegar para não morre na fogueira da inquisição. Mas com o fim da Idade Média e o surgimento do Iluminismo que a ciência se desenvolveu viu que a Terra era redonda não cai como cachoeira no fim do horizonte. Portanto a tese é verdadeira até que surge a ante tese, que pode ser questionado ou pode surgir o contraditório. Então a Maiêutica faz com que nós seres humanos a pensar nas ideias e vê-las se são verdadeiras ou não.
Referências:
Disponível em acessado em 08/05/2012 as 22 horas e 04 min.


2 comentários:

  1. A maiêutica é um método de ensino socrático no qual o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam para levar o aluno a responder às próprias questões. É uma técnica de ensino fantástica, que atinge resultados excelentes. Tem a vantagem de funcionar como verdadeiro exercício mental para o aluno, que, utilizando seus próprios conhecimentos, desenvolve a capacidade associativa, otimizando recursos na estruturação de mecanismos de raciocínio lógico. Também funciona muito bem para bebês.

    O processo da maiêutica pode começar, por exemplo, quando a criança de dois anos pergunta aos pais alguma coisa que já sabe. Freqüentemente, crianças pequenas fazem esse tipo de questão. Basta aos pais devolver a pergunta e a criança responderá com um sorriso feliz por constatar que sabe a resposta. Quando faz isto, não está testando os pais ou divertindo-se. Está simplesmente abordando um objeto com uma região do cérebro no qual ele não está registrado. Digamos que está encarando o objeto sob outro ponto de vista. Ao receber de volta a questão, a criança faz um esforço e, utilizando de recursos associativos, descobre a região da mente onde definira o objeto e responde à própria pergunta. Questões mais elaboradas exigem mais de uma pergunta para atingir o objetivo. A maiêutica, do mesmo modo que a síntese, deve trilhar o caminho lógico, mas, ao contrário desta, pode partir do complexo para o simples, se se utilizar de recursos apropriados. A maiêutica, por ser um processo elaborado, necessita de um pouco de esforço e talento dos pais, como tudo que vale a pena na vida.
    Bibliografia, google.com.br: https://www.google.com.br/webhp?source=search_app#hl=pt-BR&gs_nf=1&pq=mundo%20das%20ideias%20ou%20intelig%C3%ADvel&cp=6&gs_id=p&xhr=t&q=mai%C3%AAutica&pf=p&sclient=psy-ab&oq=mieuti&aq=0s&aqi=g-s1&aql=&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=c95d85914c281c05&biw=1280&

    ResponderExcluir
  2. A dúvida em relação a um determinado assunto imposta por uma teoria filosófica, e que pretende a partir disso levar a concepção de novas idéias a respetio do tem tratado faz parte do que é chamado de Maiêutica.
    O interessante neste tipo de teoria, e justamente a reflexão sobre um tema e se ele realmente é bem fundamentado e justificado por meio de hipóteses e teses e se são realmente verdades absolutas ou não.
    O questionamento de temas, leva a fundamentação de novas teorias ao retorno do que se discute e até de uma abordagem mais atual ou até mesmo como objeto de uma mudança caso necessário.

    ResponderExcluir