quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reflita e explique a diferença entre a “Filosofia” e “Filosofia de Vida”.


A palavra filosofia é grega. É composta por duas palavras Philo e Sophia. Philo deriva de philia que quer dizer amizade ou amor fraterno. Sophia que dizer sabedoria ou sábio. A filosofia significa, portanto amizade pela sabedoria e o filosofo é que ama o saber e deseja-o. Assim a filosofia indica um estado de espírito pessoa que ama e deseja o conhecimento, o estima e o respeita. De Acordo com Aranha:
 A teoria do filósofo não constitui um saber abstrato. O próprio tecido do seu pensar é a trama dos acontecimentos, é o cotidiano. Por isso a filosofia se encontra no seio mesmo da história. No entanto, esta mergulhada no mundo e fora dele: eis o paradoxo enfrentado pelo filósofo. Isso significa que o filósofo inicia a caminhada a partir dos problemas da existência, mas precisa se afastar deles para melhor compreende-lo, retornando depois a fim dar subsídio para as mudanças. (ARANHA, p.72).

Filosofias são estruturas de interpretação da realidade que nos possibilitam pensar, atuar e sentir os acontecimentos de nossa vida. Acontecimentos econômicos, científicos, políticos, espirituais, religiosos, sexuais, tecnológicos, alimentares, da moda, etc. É na adolescência que cada um de nós cria uma filosofia de vida, uma concepção da vida e do mundo que ira interferir em nossas atitudes e modo de ser, para vida toda. Conforme Aranha:


É a passagem do senso comum para o bom senso, identificamos esse último à filosofia de vida. Enquanto o senso comum é fragmentário, incoerente, preso a preconceitos e dogmático, o bom senso supõe a capacidade de organização que dá certa autonomia ao homem que analisa sua experiência de vida cotidiana. (ARANHA, p. 74).


ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Moderna, 2002.


2 comentários:

  1. A educação e a filosofia andam juntas, por por meio da filosofia as pessoas refletem sobre a construção do conhecimento do saber. O questionamento do real e do imaginário bem como das coisas materiais e espirituais são discutidas nos estudos filosóficos.

    A filosofia de vida já refere-se ao modo de viver em sociedade, no que diz respeito a postura e atitudes sociais, nas escolhas, no respeito ao ser humano e a valorização do mesmo dentro de um contexto social. A busca de convivência com certas pessoas, grupos e o distanciamento de outras ou outros. Uma filosofia de vida pode também se relacionar com a vida espiritual e alimentar por exemplo, que faz com que algumas pessoas façam escolhas que se adequem à sua concepção de certo ou errado, de bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  2. A filosofia é a ciência pelas causas primeiras,para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a solução do problema da vida é a finalidade última da filosofia, mas tal solução é unicamente possível através de uma metafísica. A filosofia é sumamente humana, prática; mas, ao mesmo tempo, sumamente especulativa, teorética. O problema da vida não tem solução a não ser através de um sistema da realidade. A filosofia é, portanto, uma construção – a mais alta e sólida construção - da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (sã e eficiente) razão humana do indivíduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia é realizado aos poucos, através do gradual progresso da humanidade, mediante ahistória da filosofia – como acontece a respeito de todos os valores humanos. Nós elaboramos nossa filosofia de vida com a vida. Adquirindo a concepção do que é a vida e de como devemos vivê-la, a partir das nossas experiências diárias, aprendidas nas relações que estabelecemos com a família, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver a vida no mundo que nos cerca. A filosofia de vida interfere nas atitudes, (modo de agir e reagir), a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva. Filosofia de vida é como um norte; como um senso crítico; como algo que nos guia e dá segurança para lutar por aquilo que para nós é importante.

    ResponderExcluir