quinta-feira, 19 de abril de 2012

Discorra sobre o Mito, o que ele significa e representa no âmbito da Cultura Ocidental. Após feita esta reflexão pesquise faça a narrativa de um Mito.


Mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, como a origem dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras do poder, etc. Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa que estar narrando. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu de quem testemunhou os acontecimentos. De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas. Da mesma maneira, as maiorias das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia. Também a mitologia teve grande influencia no ocidente sobre a religião, sobre tudo na Idade Média, como forma de aprisionar a população a servidão e ao medo dos monstros que estavam fora dos castelos e por isso que os senhores feudais davam proteção e cobrava alto preço por isso, muitas vezes até a vida. No filme em Nome da Rosa, mostra que a busca do conhecimento que proporcionaria a liberdade ou luz para fim escuridão e medo representava perigo é por isso todos que tentavam ler os livros eram mortos.

O MITO DO DEUS EROS, CONHECIDO COM O NOME DE CUPIDO.

Houve uma grande festa entre os deuses. Todos foram convidados, menos a deusa Penúria, sempre miserável e faminta. Quando a festa acabou, Penúria veio comeu os restos e dormiu com o deus Poros (o astuto engenhoso). Dessa relação sexual, nasceu Eros (ou cupido), que como sua mãe está sempre faminto, sedento e miserável, mas, como seu pai tem mil astúcias para se satisfizer e se fazer amando. Por isso, quando Eros fere alguém com sua flecha, esse alguém se apaixona e logo se sente faminto e sedento de amor (sexo), inventa astúcias para ser amado e satisfeito, ficando ora maltrapilho e semimorto, ora rico e cheio de vida. (Texto extraído do livro convite à filosofia de Marilena Chaui p. 23).  

2 comentários:

  1. Os mitos acima de tudo organizavam as comunidades e formavam o ser pessoal dos cidadãos. Neste trabalho explicaremos como e por que isto ocorria. A mitologia foi uma forma encontrada para se compreender o mundo e entender coisas que para aquela época eram quase impossíveis de se entender: O que é a terra, por que ela existe, quem somos nós, por que estamos aqui e o que acontecerá quando morrermos. A mitologia dava respostas para estas perguntas. Eram respostas falsas, mas satisfaziam a curiosidade das pessoas. Muitas destas perguntas não tem resposta até hoje. Sempre ficou muito claro na mitologia que os deuses não gostavam dos humanos, nós éramos apenas "brinquedinhos" deles. Mas por que? Será que isso não seria uma explicação para os seres humanos entenderem por que as vezes a vida e tão dura, tudo dá errado, e também para compreender por que existia tanto sofrimento, tanta dor, tanta injustiça? Os mitos foram muito importantes para toda a sociedade daquela época, pois sempre foi essencial para o homem saber suas origens e a origem do mundo. E os mitos além da função religiosa tinham também esta função: Explicar o incompreensível.

    ResponderExcluir
  2. Compreensão do que acontece no mundo material e espiritual, apesar de ser um tipo de compreensão criada da imaginação de pensadores, e que de certa forma criava um mundo de novidades para aqueles que acreditavam no mito.
    Verificamos o poder do simbolismo, de sua influência na transformação na mente das pessoas de coisas inanimadas á concretas.
    Podemos considerar mitos como lendas, coisas que dizem que pode acontecer porém na verdade não são comprovadas por meio de métodos científicos.
    Pode ser considerado o "se colar, colou".
    Um exemplo de mito é o caso "triângulo das bermudas", que considera que todo o avião que passar por lá é teletransportado para outra dimensão, pois neste local existe um portal para outra dimensão, ou que seres não identificados são responsáveis pelo desaparecimento de navios, aeronaves e pessoas naquele local.
    Lembrei da frase clássica: "Acredite se quiser".

    ResponderExcluir