sexta-feira, 30 de abril de 2010

Terceira Geração de Computadores

6.1. Circuito Integrado
Conclui-se em meados de 1960, o projeto do CI – Circuitos Integrados. De aproximadamente 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec, participam do desenvolvimento revolucionário que haveria de permitir posteriormente o surgimento dos microcomputadores, os Circuitos Integrados, pastilhas que ficaram conhecidas como Chips. Estes chips incorporavam, numa única peça de dimensões exageradamente reduzidas, várias dezenas de transistores interligados formando assim complexos circuitos eletrônicos. Com as técnicas desenvolvidas por esta equipe, foi possível produzir o componente com dezenas de transistores e outros componentes eletrônicos com apenas cinco centímetros quadrados. Os circuitos integrados podem ser classificados em: SSI, MSI e LSI.
6.1.1. SSI
O circuito integrado do tipo SSI podia abrigar em seu componente cerca de 100 transistores. SSI é o acrônimo de “Small Scale Integration” (Pequena Escala de Integração).
6.1.2. MSI
O circuito integrado do tipo MSI podia abrigar em seu componente cerca de 1.000 transistores. MSI é acrônimo de “Middle Scale Integration” (Média Escala de Integração).
6.1.3. LSI
O circuito integrado do tipo LSI podia abrigar em seu componente cerca de 10.000 transistores. LSI é acrônimo de “Large Scale Integration” (Larga Escala de Integração).
6.2. Computadores com tecnologia CI
Aproveitando a deixa da nova tecnologia que diminuía o tamanho dos computadores e conferia a eles maior desempenho, a IBM, uma das corporações líderes no desenvolvimento de computadores em série, desenvolve em 1960 o IBM/360. Em 1961, Steven Hofstei, descobriu o transistor de efeito campo, usados nos circuitos integrados dos componentes da MOS Technology. Em 1965, a Digital Equipament introduz no mercado o PDP-8, o primeiro Minicomputador comercial com preço bastante convidativo.
Em 1968, a Burroughs criou os primeiro computadores que utilizavam-se totalmente da tecnologia proporcionada pelos circuitos integrados: o B2500 e o B3500.
6.3. Os primeiros Microprocessadores

6.3.1. Intel 4004
Até então a unidade de processamento central dos computadores era descentralizada em vários componentes, o que muito dificultava um processamento mais ágil. Em 1971, revolucionando o mercado de computadores do mundo, foi desenvolvido o primeiro microprocessador do mundo: o processador Intel 4004. O Intel 4004 era um único chip com todas as partes básicas de um processador central, uma CPU de um computador de 4 bits. Suas principais características eram:
• Primeiro Microprocessador do mundo;
•Possuía 2.250 componentes em um único chip;
•Somava 2 números de 4 bits em 11 milionésimos de segundo;
6.3.2. Intel 8080
A Intel Corporation, uma das maiores corporações de desenvolvimento de processadores de época traz uma nova revolução em 1974, o microprocessador Intel 8080. Abrigando muito mais componentes que seus antecessores Intel 4004 e 8008, este microprocessador trouxe um novo padrão para a indústria de computadores possibilitando assim uma maior desempenho em microcomputadores, que na época estavam começando a surgir a até então não eram tão interessantes ao ponto de serem primordiais no uso comercial.
Suas principais características eram:
• Tornou-se padrão para a indústria de microcomputadores;
• Possuía 4.500 componentes;
• Somava dois números de 8 bits em 2,5 milionésimos de segundo;


6.3.3. MOS Technology 6502
Em 1975 a MOS Techonoly, desenvolve o microprocessador MOS-6502 e representou outra revolução no mercado de processadores. Dando assim início a uma crescente demanda de desenvolvimento de novas tecnologias em microprocessadores.
Suas principais características eram:
• Muito utilizado em computadores domésticos;
• 4.300 componentes;
• Somava 2 números de 8 bits em 1 milionésimo de segundo;
6.4. Altair 8800
Em 1974, Ed Roberts, do MITS, em Albuquerque desenvolve o Altair 8800: um dos mais revolucionários microcomputadores da época. O Altair era baseado no microprocessador Intel 8080, que possibilitou um desempenho mais que suficiente para aplicações doméstica, comercial e para pequenas empresas.
O nome Altair segundo diz se deve a uma estrela, pois considerava o lançamento da máquina um “evento estelar”. O Altair veio a se tornar o maior sucesso, marcando o inicio de uma indústria multibilionária, pois ao passo que Roberts esperava vender aproximadamente 800 unidades, teve dificuldades para atender a mais de 4.000 pedidos.
6.5. Linguagens de Programação
6.5.1 Linguagens de Alto Nível
Com o grande aumento da capacidade e velocidade dos computadores, começaram a surgir no mercado linguagens de programação orientadas para a resolução de problemas específicos. Em virtude da linguagem de montagem desenvolvida na segunda geração de computadores não atender a necessidade da crescente demanda de novas tecnologias que surgiam, houve a necessidade da criação de linguagens de Alto Nível, que tornava a programação mais fácil e rápida, através de comandos de fácil aprendizado para que possuíssem comandos em inglês que substituíam as instruções de máquina. Estas linguagens tornaram muitas pessoas aptas a programar. Dentre elas as principais que podemos destacar são a Fortran e Cobol.
6.5.2. O COBOL
O COBOL (COmmon Bussiness Oriented Language) era uma linguagem de programação destinada ao processamento de serviços comerciais. Por esta razão, possui maiores facilidades para definir e manipular nomes de pessoas, códigos, formação de arquivos, edição de valores monetários, elaboração de relatórios, emissão de cheques, nota fiscais entre outros.
6.5.3. FORTRAN
O FORTRAN (FORmula TRANslation) foi originalmente desenvolvido pela IBM, em 1956, e destinado a resolver problemas científicos, pois possui facilidades para manipulação e cálculos de fórmulas matemáticas. Devido ao seu grande uso, pois é uma linguagem que está disponível em quase todos os tipos de computadores, o Fortran evoluiu muito e possui várias versões e variações tais como: Fortran I, Fortran II, Fortran IV, Fortran IV-G, Fortran IV-H entre outras versões.
6.6. Final da Terceira Geração
No final da terceira geração de computadores é que finalmente passaram a se popularizar o uso de microcomputadores, porém ainda assim não chegava nem perto da grande expansão que vivemos na última década. Logo após o desenvolvimento do Altair, em 1975 os estudantes Willian (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC (Begginners All-Purpose Symbolic Insruction Code) para o Altair. Anos mais tarde, Gates e Allen fundam a Microsoft, a mais rica companhia de softwares para microcomputadores do mundo. Em 1977 surgem no mercado de produção em série três microcomputadores: o Apple II, O TRS-80 da Radio Shack (vendido no Brasil sob produção da Prológica) e o PET da Commodore. Em 1979 é lançado o Software pela Arts o VisiCalc, o primeiro programa comercial para microcomputadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário