quinta-feira, 29 de abril de 2010

Geraçao Zero

Essa crescente evolução das máquinas de calcular e computar tornou possível em 1890 à elaboração do Censo dos Estados Unidos por Herman Hollerith. Porém se ele utilizasse da máquina presente na época, só terminaria o censo na época de realizar outro (1900). Assim Hollerith fez um aperfeiçoamento dos cartões perfurados e consegui com êxito obter os resultados em três anos. Para isso ele introduziu o uso da eletricidade em sua máquina. Os cartões eram introduzidos na máquina que os lia a partir de pinos metálicos, que ao entrarem em contato com os cartões ultrapassavam a as marcas perfuradas e entravam em contato direto com uma superfície também metálica. No contato dos pinos com a superfície metálica era transmitida uma corrente elétrica, que era registrada e armazenada na memória da máquina. A máquina de Hollerith ficou conhecida com Tabulador de Hollerith.
Em função do sucesso obtido com o censo, Herman Hollerith fundou a TMC (Tabulation Machine Company) em 1896, se associando em 1914 com outras duas pequenas empresas e formando a Computing Tabulation Recording Company que veio a se tornar em 1924 a famosa IBM (Internacional Business Machine). Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexo sendo o Analisador Diferencial de Vanner Bush o marco para o início da moderna era do computador.
Em 1936, Allan Turing faz a publicação de um artigo sobre números computáveis e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre a lógica, simbólica e circuitos elétricos. Em 1937, George Stibitz desenvolve em sua mesa de cozinha um “Somador Binário”. Porém ainda que haja estas menções acima, nada de novo foi especialmente criado, tudo isto foi apenas um aperfeiçoamento das máquinas já existentes.
3.2. Sistemas Numéricos
Muitas pessoas alguma vez em suas vidas ouviram dizer que o computador trabalha apenas com números e de uma maneira ainda mais estranha, apenas com zeros e uns. Visto que as informações dos computadores são passadas através de circuitos eletrônicos e estes são ativados através de impulsos elétricos, estes podem apenas estabelecer apenas dois estados estáveis: positivo e negativo. A partir daí então foi desenvolvido um sistema representativo de apenas dois símbolos (0,1) que representam os impulsos elétricos negativos e positivos respectivamente. Todos os sistemas então obedecem à regra chamada de “Sistema Posicional”, que determina que a composição de algarismos não dependa somente dos algarismos que o compõem como também a sua devida posição. Para que o computador possa processar uma informação ele se utiliza da linguagem de máquina. Não importa se inserimos um dado em letra ou número ou ainda vetores de desenho, para o computador isto tudo sempre será representado por números. As bases numéricas mais comuns na informática são binária, decimal e hexadecimal.
3.2.1. Sistema Binário
Usualmente aplicado na linguagem de máquina apresenta somente os algarismos: 0 e 1.
3.2.2. Sistema Decimal
Usualmente aplicado em diversas linguagens de programação, vetores de imagens gráficas, cálculos é composto dos algarismos: 0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
3.2.3. Sistema Hexadecimal
Usualmente aplicado em algumas linguagens de programação tem seu uso bastante difundido na aplicação de codificação de cores, é composto pelos seguintes algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F.

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